O Complexo do Alemão foi tomado… E o Rio de Janeiro pôde continuar lindo…

 Confesso que  nunca acordei tão feliz numa manhã de domingo. Assumo que jamais vi um dia de domingo brilhar de forma tão intensa, como neste 28 de novembro de 2010.

 E enxergar aquela Bandeira Brasileira hasteada no topo do Complexo do Alemão… Nossa! Revigorou o meu Orgulho de ser Brasileiro!

E não foi só emocionante, como também foi também o exato símbolo de que o meu coração está aceso pelo fogo da Esperança de que o nosso Brasil pode ser um País muito melhor de se viver… 

No domingo anterior, 21 de novembro de 2010, o Brasil amanheceu com imagens fortes vindas do nosso Querido Rio de Janeiro…

Ônibus estavam sendo incendiados, inocentes baleados, o caos parecia estar instalado…

Era uma situação planejada pelos Trafiantes, que buscavam a retaliação como uma maneira de demonstrar a sua força, como revanche ao Movimento de ocupação de seus territórios, realizado pelo Poder Público.

 No ano de 2008, durante o presente Mandato do Governador Sérgio Cabral, destacou-se uma ferramenta política e social elogiada pelo resto do País – as ‘UPPs’Unidades de Polícia Pacificadora.

Tais Unidades, que fazem parte de um Projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, pretendem instituir Polícias Comunitárias em Favelas principalmente na capital do Estado, como forma de desarticular quadrilhas que antes controlavam estes territórios como Estados Paralelos.

 A iniciativa obteve brilhante resultado, felizmente.

No entanto, dentro deste contexto, um resultado já esperado era o que até as Leis de Física explicariam – “A Lei de Ação e Reação” – “Foi como se tivessem mexido num ninho de marimbondo, eles com certeza iriam reagir”.

E os críticos passaram a elevar o tom de argumentos partidários, porém pessimistas, de que o Poder Público não iria agüentar conter a força de reação dos Traficantes que estavam no momento acuados pela perda de seus comandos nas comunidades.

O Ex Governador do Estado do Rio de Janeiro, e Ex Secretário de Segurança Pública,  Anthony Garotinho,  @blogdogarotinho, por exemplo, deveria perceber que antes de partidários, somos é BRASILEIROS. Torcer contra só provou e expressou o seu egoísmo político. Uma pena…

O espaço das ‘UPPs’ foi crescendo…   foi ampliando sua ocupação. Os Traficantes revidaram! O que proporcionou ao povo brasileiro as imagens abaixo, onde os Criminosos se uniram em nome de uma Guerra contra a Polícia. Os Bandidos também queriam mostrar que continuavam fortes…

Mas a REALIDADE já era OUTRA! Os Bandidos não estavam tão fortes como outrora.

Todas as Polícias (Polícias Civil, Militar, Federal) estavam reunidas no mesmo intuito, e como jamais visto na história deste País, o Estado estava apresentando uma força MUITO MAIOR do que aquela de costume.

 A maior expressão disso foi no dia 25 de novembro de 2010, quando a força do Poder Público se concentrou na Vila Cruzeiro, ambiente até então tido como a FORTALEZA DO TRÁFICO.

A Vila Cruzeiro é uma Comunidade que há décadas estava sendo comandada pelo Tráfico, e que em razão disso, a própria População não permitia que a Polícia se infiltrasse naquela localidade…

Mas descobriu-se que aquela Fortaleza era de Papel, e a imagem que ‘correu o Mundo’, de Traficantes acuados, amendrotados, sendo enxotados dali, (inclusive por nobres denúncias da própria população) foi o símbolo de que o Bem estava mesmo ganhando do Mal… 

O mais fascinante (e que na minha humilde opinião, mais contribuiu para o êxito desta Ação) foi a intensa contribuição da POPULAÇÃO!

O Disque Denúncia, por exemplo (21 2253 1177) – bateu recorde de ligações. Em 15 anos de existência, jamais a População estava tão mais do lado da Polícia, do que do Traficante…

A imagem de pessoas da Comunidade erguendo blusas brancas pelas janelas de suas casas, em desejo de LIBERDADE, demonstrava que o Cidadão exigia a expulsão do Tráfico, pra enfim ser amparado pelo Poder Público… 

O que não se via há décadas, em uma semana se apresentou como o símbolo do DESEJO DE CIDADANIA para o Mundo todo!

 E neste domingo, 28 de novembro, a consagração!

Outra Fortaleza se apresentou de papel, e o Poder Público foi muito mais forte.

A imagem de ‘Zeu’, Assassino do Jornalista Tim Lopes, foragido da Justiça por indulto (eterno ato falho do sistema), chefe do Tráfico do Morro do Alemão, sendo rendido por Policiais, foi o Certificado que PODEMOS SIM, estar livre do Tráfico!

 

A bandeira brasileira e a do Estado do RJ, hasteadas no topo do Complexo do Alemão, foram muito mais do que emblemáticas! Pois causaram ao Cidadão Brasileiro um efeito irreversível. O Efeito que traz inspiração no Espírito de Cidadania, que podemos contar com o Poder Público, e que podemos participar do Movimento Democrático que move o nosso País!

Aquelas bandeiras, no Topo da Favela, mostraram ao Mundo que o Brasil pode ser um País JUSTO, e que o interesse da População pode ser muito maior do que o interesse dos Traficantes.

 É a Vitória do Povo contra o Tráfico

E a gente não pode jogar tudo isso fora.

Inclusive, o senhor, Querido Leitor, caso ‘fume um baseadinho’, possa ter a consciência de parar com este costume. Afinal, o senhor também é um criminoso.

Não só porque é uma droga que não leva a nada (como a própria bebida ou cigarro, que são tão drogas quanto a maconha) mas é porque a hipocrisia fede! E já pudemos perceber que quem financia o Tráfico, também financia a morte de Inocentes.

O ponto infeliz do excelente resultado, é ver o Governador Sergio Cabral querendo aparecer mais do que o Policial; este sim o VERDADEIRO RESPONSÁVEL pela Vitória

 A VITÓRIA É DO POVO, Exmo. Governador.

 

Seria de uma imensa infelicidade ver o sucesso desta Operação brilhante sendo jogado à vaidade das políticas pessoais e partidárias…

 Aliás, já passou mesmo da hora do Nosso Governador @SergioCabralRJ  e dos nossos Legisladores aprovarem a #PEC300!!

 Prestigiem os VERDADEIROS HERÓIS, Queridos Representantes!! 

Chegou a hora da População ajudar ainda mais, pressionando o Congresso Nacional a votar o piso nacional dos PMs e Bombeiros.

Mesmo depois do pente fino realizado nesta semana de Guerra no Rio, o Estado terá que entrar nas Comunidades com Políticas Públicas, SOCIAIS!!

Afinal, por falar em símbolos, esta Guerra foi o maior de todos os emblemas de que temos MAIS DO QUE NUNCA que investir na EDUCAÇÃO e na SAÚDE deste Brasil!!!

 

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

http://cirojorge.com.br/politica-de-privacidade/

 RETWEET ESTA MATÉRIA:

 

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.