Comida Para Tratamento De Doenças Metabólicas, Um Direito De Todos

De acordo com o Artigo 6º da nossa Lei Maior, o acesso à alimentação é direito de todos e dever do Estado, garantido pela Constituição Federal. Porém, não encontramos nenhuma Lei específica sobre fenilcetonúricos e o fornecimento dos alimentos sem fenilalanina para eles.

A fenilcetonúria (PKU) é uma doença congênita, um erro inato do metabolismo de aminoácidos e é a mais comum das hiperfenilalaninemias (HPAs), acometendo 1 em cada 12.000 bebês nascidos no Brasil. Essa afecção consiste na deficiência da enzima hepática fenilalanina hidroxilase (PAH) em converter a fenilalanina em tirosina ou das enzimas que sintetizam ou reduzem a coenzima tetrahidrobiopterina (BH4).

Em 13 de julho de 1990, foi criada no Brasil, a Lei 8069, que permite, através do “Teste do Pezinho”, que os bebês sejam diagnosticados e tratados com uma dieta especial com baixo teor de fenilalanina; permitindo, assim, que a criança se desenvolva normalmente sem seqüelas graves que a doença pode causar, como por exemplo, o retardo mental (MAHAN & ESCOTT-STUMP, 2002; FRANCO, 2003).

Mulheres portadoras de fenilcetonúria que desejam engravidar devem ser alertadas quanto aos riscos que o bebê poderá sofrer, como: retardo mental, microcefalia, doenças congênitas do coração e baixo peso ao nascer. Após esse alerta, devem ser muito bem orientadas quanto à dieta que deverão seguir antes e durante a gestação. A alimentação deve ser pobre em fenilalanina e deve ser feita uma suplementação protéica isenta desse aminoácido.

Ainda assim, até o presente momento, o tratamento da fenilcetonúria é baseado apenas na alimentação. A ingestão de fenilalanina dependerá de fatores como a tolerância do indivíduo à fenilalanina, a atividade das enzimas com erro metabólico (fenilalanina hidroxilase e tetrahidrobiopterina) e dos níveis de fenilalanina sérica.

A ANVISA apresenta uma Tabela de composição de fenilalanina em alimentos para ser conferida em:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Fenilcetonuria/Tabela+de+composicao+de+fenilalanina+em+alimentos

 Portanto, é preciso estarmos atentos, de olho vivo no que ingerimos.

Repasse esta ideia e previna as pessoas dos riscos acima mencionados, contribuindo assim para a construção de um Brasil muito melhor de se viver.

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

http://cirojorge.com.br/politica-de-privacidade/

 

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.