Direita ou Esquerda – Em qual lado você fica? Qual caminho você deve pegar?

Já que na Internet todo mundo acha que pode falar sobre tudo e qualquer assunto, o novo integrante do Programa Conexão Cidadão, Jorge Tatuí, também fará isso, apresentando o Quadro: Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e uma praia no fundo.

E está é uma abordagem alternativa sobre as diferenças entre Direita e Esquerda, apresentada na visão das Histórias em Quadrinhos:

Em época de eleições, é comum ver a galera debatendo sobre qual ideologia é a mais eficiente pra nação, né não?

Então, você já deve ter ouvido por aí que a ideia de direita e esquerda surgiu na revolução francesa, período em que a burguesia procurava, com o apoio da população mais pobre, diminuir os poderes da nobreza e do clero.

Neste panorama, foi criada uma Assembleia Constituinte Nacional onde os seus membros se dividiram em partidários do rei (sentados à direita do presidente) e simpatizantes da revolução (à sua esquerda).

Você deve ter ouvido por aí também que a Direita  é mais conservadora, prezando pela eficácia dos serviços, e não tanto o individuo humano, dando prioridade ao aspecto econômico da Nação.

Já a Esquerda, preza um estilo de vida mais igualitário, voltado mais ao ser humano, dando prioridade à inclusão social.

Segundo o filósofo político Noberto Bobbio, os dois lados hoje lutam por reformas, mas a esquerda busca a justiça social, e a direita, a liberdade individual.

E você pode estar aí se perguntando: Mas como isso funciona na prática? Pois é, pode crer. Isso nunca fica tão claro pra quem vive num país como o nosso, com centenas de partidos que são em sua grande maioria muito parecidos uns com os outros.

Por isso, pra te ajudar a descobrir com qual lado você se identifica mais, vamos abordar as diferenças entre direita e esquerda através de um horizonte muito louco!

Vamos fazer isso pelo ponto de vista das Histórias em Quadrinhos!!

Naturalmente que não vou fazer um estudo aprofundado sobre HQs aqui; isso eu vou deixar para os meus amigos da Batman Brasil, que inclusive, tem o link aqui deles aqui embaixo na descrição do video.

Obviamente que os autores de Quadrinhos não tiveram (na criação dos seus personagens) o objetivo de tratá-los como de direita ou de esquerda. Só estamos tentando enfatizar as principais características de cada um. Mas seja como for, uma coisa é certa -  apolíticos que eles não são.

Então vamos começar a falar do maior representante da esquerda no mundo dos gibis: Super Homem!

Sim! O Supimpa! O Escoteiro! E não venha me corrigir, não. Não é como Superman que ele deve ser chamado aqui no Brasil não. É super homem mesmo! Porque assim, a gente busca a sua essência e se distancia das influências do capitalismo, e essa é a ideia fixa da esquerda.

Pra começar, ele não é chamado de escoteiro a toa não. O Super usa o alter ego Clark Kent em nome de toda a sociedade. Pense, reflita: Imagine que Kal El poderia com um peteleco só destruir todo o continente asiático! E ainda assim, ele prefere se esconder nas sombras de um pacato e invisível cidadão em prol da responsabilidade que ele tem com o bem maior – o bem do coletivo.

Pois é! Os esquerdistas dão prioridade a questão social. A inclusão social, a distribuição de renda, o tratar a todos do mesmo modo, com a mesma igualdade, é uma das características mais marcantes da esquerda.

E por mais que o Supimpa seja o ser mais poderoso da Terra, ele é incapaz de se sentir superior, buscando sempre fazer parte do todo, sem se distinguir, renunciando os seus poderes (e também de seus possíveis privilégios)  em prol do povo.

Pra fechar com chave de ouro, podemos citar o maior inimigo do Super Homem – Lex Luthor!

Um empresário trilionário, dono de praticamente o mundo inteiro. Luthor é a maior representação do capitalismo no mundo.

Enquanto Clark acredita na igualdade suprema, Luthor conquista o seu poder mesmo que em detrimento dos mais fracos e mais pobres. Isso mesmo. Então podemos dizer que o arqui inimigo dos esquerdistas é: LEX LUTHOR!

E quem seria um ideal representante da direita?

Ninguém menos do que o Batman!

Vejam – Bruce Wayne é herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo. É um milionário que goza dos benefícios e privilégios do capitalismo. E Wayne está sempre investindo a sua grande fortuna em diversos ramos industriais para efetivar o crescimento de sua empresa e expandi-la pelo mundo.

A própria Selina Kyle, personagem mais conhecida como Mulher Gato, faz um perfeito antagonismo esquerdista ao direitista Bruce, no filme “The Dark Knight Rises”:

“Vem tempestade aí, Sr. Wayne. E quando ela chegar, vocês vão se perguntar como puderam acreditar que poderiam viver com tanto, deixando tão pouco para o resto de nós…”

Uau! É a esquerda contra a direita, em uma só frase.

(Se bem que a esquerda não é tão linda e maravilhosa como a Mulher Gato…Mas.. voltando ao assunto…!)

Como se não bastasse o seu alter ego já ser tipicamente um cara de direita, o próprio Batman, enquanto vigilante noturno, também pratica muitas ações direitistas.

É notório que ele não trata os direitos humanos como prioridade, pois no seu modus operandi executa atos nada ortodoxos. O que ele busca é um mundo sem crimes, mesmo que, para isso, tenha de TORTURAR os seus inimigos… Sim… O Batman tortura em nome da paz! Um cara de esquerda jamais aceitaria esses métodos.

E quem é o maior inimigo do Batman? O Coringa! O símbolo maior da anarquia, da revolução. Seria um black block dos quadrinhos!

Quer mais direita contra esquerda do que isso?

Então, agora, imagine o Super Homem contra o Batman num duelo! A direita contra a esquerda…

E vamos tentar visualizar: Qual é o melhor pra obtenção da paz? Qual deles seria o mais eficiente para a conquista do bem da humanidade?

Batman ou Super Homem? Quem ganharia essa batalha? É o que poderemos ver em 2016.

Não, eu não tô falando das eleições. Falo do filme que será lançado em março de 2016 pela Warner e pela DC Comics e que mostrará pela primeira vez o embate dos dois.

É aguardar pra ver!

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

http://cirojorge.com.br/politica-de-privacidade/

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.