Enchentes e mais enchentes…

Quando, ainda em janeiro de 2011, fizemos essa reportagem (mencionada abaixo), não imaginávamos que dali a 4 anos, continuaríamos com o mesmo problema de enchentes por todo o Estado do RJ.

A reportagem citada é uma cobertura da enchente na região serrana, que ocasionou uma das maiores tragédias da América Latina, o pior desastre natural do Brasil, e que deixou mais de 900 mortos.

Não precisamos detalhar essa tragédia que já pode ser relembrada por si só. Mas deixamos uma pergunta no ar:

Querido Leitor,

Na sua rua, no seu bairro, alguma coisa mudou de lá pra cá?

Você se sente satisfeito com a administração da sua cidade ou as enchentes continuam sendo justificadas pela “força da natureza”?

O fato é que logo depois da maior tragédia natural do país, autoridades de algumas cidades atingidas desviaram parte dos R$ 30 milhões destinados pelo Governo Federal à reconstrução de sete municípios.

Pois é. Como se já não bastasse aquela ser uma grande tragédia, os nossos representantes políticos ainda desviaram uma grande parte da verba que seria destinada àqueles que perderam praticamente tudo naquela enchente.

O prefeito de Teresópolis, por exemplo, teria sido o responsável por diversas irregularidades, entre elas, fraudes em licitação, segundo investigação do Ministério Público Federal e relatório do Tribunal de Contas da União.

Nova Friburgo foi outro município devastado pelas chuvas e que também sofreu com verbas sendo desviadas.

Um relatório do Ministério Público Federal mostrou que pode ter havido desvio de parte dos R$ 10 milhões que deveriam ser usados para a recuperação da cidade.

 Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/07/denuncias-indicam-desvio-de-verbas-destinadas-regiao-serrana-no-rio.html

Diante de tudo isso, podemos concluir que cada uma daquelas mortes foi uma tragédia desde sempre anunciada.

O que podemos tirar como lição de tudo isso?

Primeiro, que a prevenção é sempre a melhor forma de evitar tragédias e que o Poder Público precisa fornecer mais estrutura social aos cidadãos.

E que se um dia o país estiver livre da corrupção, até a natureza contribuirá para que tragédias como essa não se repitam.

Assim, com a força de trabalho duro do povo e o apoio de políticos mais transparentes, poderemos construir um Brasil muito melhor de se viver.

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

http://cirojorge.com.br/politica-de-privacidade/

 

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.