Atendimento ao Consumidor

A partir de agora, temos um novo quadro no Portal da Cidadania. O nome dele é:

“Abrindo o Pacote”!

Buscando evitar e prevenir nossos leitores dos riscos que permeiam o mundo do Comércio Eletrônico, criamos este quadro em que, NO AR, abrimos as encomendas que recebemos, e avaliamos a entrega e o estado do produto.

Uma forma simples de vigiar e fiscalizar se as vendas estão sendo feitas de acordo com o que estabelece o nosso Código de Defesa do Consumidor.

Como é de conhecimento de todos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) é aplicável também nas compras feitas via Internet.

Aliás, quando o consumidor e/ou o fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil, o CDC é de aplicação obrigatória.

E caso o fornecedor esteja estabelecido somente no exterior, sem filial ou representante no Brasil, nós alertamos que o consumidor poderá encontrar dificuldade de aplicação deste Diploma Legal.

De qualquer forma, recomendamos ao consumidor adquirir produtos ou serviços de fornecedores que disponibilizem seu endereço físico na Internet e mantenham canal de comunicação de fácil acesso para esclarecimento de dúvidas e reclamações, para que o mesmo não tenha aborrecimentos com sua tão querida compra.

Caso o produto entregue ou o serviço executado apresente vícios (um termo técnico adotado pelo CDC que, genericamente, indica disparidade entre as condições do produto ou do serviço anteriormente oferecido), os artigos 18, 19 e 20 da mesma Lei são claros ao afirmar que o Consumidor poderá solicitar, através de sua escolha:

 I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II – refazimento do serviço;

III – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada;

IV – o abatimento proporcional do preço;

V – complementação do peso ou medida do produto.

De toda sorte, mesmo que o senhor, caro Leitor, esteja a par de todas as recomendações listadas aqui e nos videos anexados, recomendamos que o consumidor estabeleça SEMPRE um diálogo prévio com o fornecedor, de forma que, na hipótese de ocorrer algum problema (atraso na entrega, produtos com problema, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, etc) ele possa saber efetivamente como e quais serão os procedimentos a serem adotados.

Mas se o fornecedor sequer responder sua solicitação, ATENÇÃO! Este é um alerta para sua não contratação.

Portanto, recomendamos os seguintes cuidados:

1) Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família;

2) Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas.

3) Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;

4) Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;

5) Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra;

6) Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, numero de protocolo da compra ou do pedido, etc;

7) Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;

8) Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;

9) Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando www.registro.br;

10) Exigir Nota Fiscal;

11) Imprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.

Bom, tendo cumprido com este “jogo dos 11 erros”, que comumente são cometidos em compras via internet, sua mercadoria será adquirida de forma tranquila e restará apenas a convicção de que o produto está em perfeito estado.

Caso esteja tudo ok, seja feliz e faça boas compras! Pois tomando as devidas precauções (assim como as que devemos tomar no mundo real), a Internet também pode ser um excelente local para vincular conforto e boas compras num só clique!

DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE:

http://cirojorge.com.br/politica-de-privacidade/

No related posts.

Posts relacionados trazidos a você pelo Yet Another Related Posts Plugin.